PSD Pará

PSD Pará

Eduardo Leite leva experiência do Rio Grande do Sul sobre crise climática a evento internacional em Londres

Notícias

Estados, Senado, Câmara

23/06/2026 20:18h

Eduardo Leite leva experiência do Rio Grande do Sul sobre crise climática a evento internacional em Londres

Governador participa da London Climate Action Week e apresenta iniciativas de reconstrução, resiliência e desenvolvimento sustentável após as enchentes de 2024

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), iniciou uma missão internacional em Londres para representar o estado em uma série de debates sobre mudanças climáticas, sustentabilidade e adaptação a eventos extremos. A agenda ocorre entre os dias 19 e 25 de junho durante a London Climate Action Week (LCAW), considerada uma das principais mobilizações globais voltadas à ação climática.

A participação do Rio Grande do Sul acontece após as enchentes históricas registradas em maio de 2024, que provocaram impactos sem precedentes no estado. Durante o encontro, a comitiva gaúcha apresenta ações implementadas por meio do Plano Rio Grande, estratégia criada para coordenar a reconstrução das áreas afetadas, fortalecer a resiliência das comunidades e preparar o território para futuros desafios ambientais.

Segundo Eduardo Leite, a experiência vivida pelo estado demonstra a necessidade de unir planejamento, capacidade de execução e cooperação internacional no enfrentamento das mudanças climáticas. O governador também busca ampliar parcerias e atrair investimentos voltados à economia sustentável.

Entre os principais compromissos da missão está a participação na primeira reunião oficial do Conselho Consultivo Subnacional da Coalition for High Ambition Multilevel Partnerships (Champ) for Climate Action, iniciativa criada durante a COP28 para fortalecer a integração entre governos nacionais e regionais na implementação de políticas climáticas.

Ao longo da programação, Leite também participa da Local Climate Action Summit, encontro que reúne governadores, prefeitos e autoridades internacionais para discutir temas como transição energética, desenvolvimento sustentável, segurança climática e redução das emissões de gases de efeito estufa.

A agenda internacional inclui ainda reuniões com representantes de organismos multilaterais, investidores e especialistas, além de uma mesa-redonda com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell.

Outro destaque será a participação do governador em um painel sobre desinformação climática, no qual compartilhará as experiências do Rio Grande do Sul durante a gestão da crise provocada pelas enchentes de 2024 e discutirá a importância da comunicação confiável em situações de emergência.

Durante a missão, o governo gaúcho também apresenta iniciativas do ProClima 2050, programa estadual que reúne ações voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, fortalecimento da resiliência territorial e promoção de uma transição energética alinhada a um modelo de desenvolvimento sustentável.