A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), destacou na quinta-feira (12) a expectativa de criação de até 40 mil novos empregos no Estado até o final desta década, a partir de novos investimentos na Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial de Suape. A governadora visitou a unidade da Petrobras para conhecer os investimentos no Trem 2 — obra que faz faz parte da retomada de investimentos anunciada em cerimônia com o presidente Lula, em janeiro de 2024.
A obra de ampliação vai duplicar a capacidade de processamento para 260 mil bpd (barris de petróleo por dia), e a expectativa é que a construção da unidade gere milhares de empregos diretos e indiretos.
“A estimativa é que sejam gerados aproximadamente 10 mil empregos diretos e até 30 mil empregos indiretos. Este é um exemplo do crescimento sustentável de Pernambuco junto com o governo federal, em parceria com a Petrobras, que está fazendo um investimento bilionário para impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado. Nosso objetivo é fazer Pernambuco crescer de forma inclusiva, garantindo que ninguém fique para trás. Hoje, estamos com a planta mais moderna e sustentável do Brasil, um verdadeiro exemplo de inovação e responsabilidade da vice-governadora Priscila Krause (PSD).
A previsão de conclusão da obra é em 2029, mas uma antecipação da produção do segundo trem, que pode chegar a 180 mil barris por dia, entrará em operação ainda em 2026.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), Guilherme Cavalcanti, a ampliação da produção na refinaria vai garantir, além da geração de emprego, a segurança energética para o Brasil. “A construção do segundo trem da refinaria, além de representar uma grande geração de emprego durante a obra e uma grande geração de emprego a partir da operação, realiza aquilo para o qual a Refinaria Abreu e Lima foi idealizada: garantir a segurança energética do Brasil, produzir diesel que o nosso país precisa e distribuir esse óleo a partir do Porto de Suape”, disse Cavalcanti.
Em novembro de 2024, sete editais destinados à obra do segundo trem foram lançados pela Petrobras. O início da ampliação está previsto para os próximos meses, com conclusão geral do projeto prevista para o primeiro semestre de 2029, e entregas e partidas escalonadas entre 2026 e 2029.